O Portugal.SLAM tem vindo a realizar anualmente um evento nacional desde 2014, sendo este o culminar de um ano de eventos de Poetry Slam por todos o país, workshops, actividades ligadas à palavra, e desenvolvimento de performances.
Já com 5 edições na bagagem, o Portugal.SLAM surge com o formato de festival para celebrar a prática poética através do movimento Poetry Slam – e também do cruzamento de várias vertentes artísticas.
Visitem no nosso site o histórico de todas as edições passadas, sempre olhando para o futuro, e vivendo o presente!
Em 3, 2, 1, SLAM!
HISTÓRIA
- A 28 de Junho de 2014, e no âmbito das Festas de Lisboa da EGEAC, reuniu, pela primeira vez, os finalistas de todas as cidades na LX Factory para a Final Nacional de Poetry Slam que levou o vencedor a representar Portugal internacionalmente, valorizando dessa forma a língua portuguesa e os artistas que trabalham em território nacional.
- A segunda edição do PortugalSLAM realizou-se entre 12 e 30 de Setembro de 2015, e teve como tema central o “Poetry Slam, Educação, Arte e Tecnologia”, aumentando o desafio de participação activa na sociedade e no desenvolvimento cultural, e dando continuidade ao trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver ao longo do ano. O festival é dedicado ao cruzamento da poesia com várias formas de arte e a sua aproximação à ciência, tecnologia e ao espaço e envolvimento urbano. Em 2015 é possível inovar na programação e nas parcerias e aumentar o número de espaços e de convidados, o que prova que o lado comunitário do Poetry Slam existe e que “as nossas palavras juntas, tornam o sonho possível”.
- Na sua terceira edição o tema abordado foi a “Linguagem: Fronteiras e Encontros”, levando o festival a vários espaços da cidade de Lisboa em formato itinerante. De 7 a 15 de Outubro, esta edição que trouxe até Portugal 15 convidados internacionais de todo o mundo, com destaque poético a Alberto Pimenta, várias actividades, mostras de vídeo, e o campeonato nacional de Poetry Slam que levou mais um representante a competições internacionais.
- De 26 a 28 de Outubro de 2017, o PortugalSLAM celebrou a sua 4ª edição sob o tema Arte & Resistência, numa programação intensiva de 3 dias que cruzou ao vivo várias práticas artísticas para além da poesia e performance. Com 6 convidados internacionais, tivemos também a participação de editores de vídeo, writers de graffiti, convidados ligados ao estudo da poesia feminina, e 10 finalistas nacionais. Num ponto de viragem essencial, esta edição tornou evidente como o Poetry Slam pode ser uma ferramenta artística que abre portas a co-criações e colaborações entre várias práticas artísticas, alargando o seu espectro criativo e o futuro do Poetry Slam em Portugal
- Em 2018, celebrando a sua 5ª edição, o Portugal SLAM realizou mais um evento entre os dias 4, 5, e 6 de Outubro. Este ano concentrou-se nas diferenças que aproximam o Poetry Slam e o Spoken Word, e o evento marcou presença mais uma vez no Chapitô, no Largo Café-Estúdio, na Livraria Ler Devagar e no ODD Trindade. Após ter sido contemplado para nomeação como Melhor Festival Não-Musical, no Iberian Festival Awards 2017, o Portugal.SLAM dedicou a edição de 2018 à base que constrói a sua plataforma: o grande Campeonato Nacional de Poetry Slam. Aqui estiveram incluídas as localidades: Amadora, Amora, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Loulé, Porto, Sintra e Viseu. Esta edição acolheu também a participação de seis convidados internacionais, um concerto, duas performances de artistas nacionais, uma exposição de poesia visual e uma mostra de vídeo.