Workshop de Escrita Criativa e Oralidade
Local: escrever, escrever
Horário: Sábado e Domingo | 18:00 > 20:00
*este workshop foi cancelado por falta de inscrições, mas criada uma nova sessão no dia 27 de Setembro, das 18:00 às 21:00. Mais info sobre inscrições aqui.
Inscrições: 25€ através de info@escreverescrever.com
Dois formadores. Duas fases. Um único objetivo.
Se o conceito de “poetry slam” o intriga e gostava de saber mais e experimentar este novo veículo para dar voz às palavras, este é o momento.
Os participantes deste workshop serão acompanhados por dois formadores. Através de exercícios de escrita criativa, Cristina Borges fará nascer os textos que cada um tem dentro de si, e Mick Mengucci ficará encarregue de ajudar a “slamá-los”. Um slam poet deve ter um texto da sua autoria e saber dizê-lo em público, mas a intenção deste workshop não é ensinar os participantes a representar ou a escrever, mas facilitar linhas-guia, exemplos e truques desta nova forma de expressão artística. O objectivo passa por elaborar um texto próprio, cativante em termos sonoros e expressivos, e desenvolver a performance das palavras, através da sua exposição em público. Por isso convidamos autores a darem voz aos seus textos e a procurar, experimentar e escolher palavras, sons, tons e movimentos. Com ritmo, risco, rima ou sem rima, e algum riso também. E depois do texto escrito, passamos à palavra dita, ao poetry slam e à spokenword.
FORMADORES
Cristina Borges licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa em 1988 e fez o primeiro curso de Jornalistas de Rádio da TSF. Também estudou línguas, teatro e escrita criativa. Foi copywriter durante cerca de 15 anos em agências de publicidade e continuou depois como freelancer. Deu aulas práticas de publicidade, organizou uma campanha para os direitos da crianças, colaborou com os Movimentos Perpétuos para Carlos Paredes, escreveu histórias infantis.
Mick Mengucci é músico, performer e engenheiro, com um PhD em Processamento Digital de Imagem. Trabalha como músico guitarrista e cantor, dinamiza workshops de criação de bandas musicais com crianças e adultos, workshops de Poetry Slam, aulas de Programação Criativa em artes digitais e cria instalações interactivas. Fundou o Poetry Slam Lisboa e Laboratório de Interacção e Oralidade (LabIO).

