
A plataforma Portugal SLAM foi criada em 2013 por um grupo de pessoas que participavam e estavam envolvidas em eventos de Poetry Slam que, na altura, aconteciam por diferentes localidades (nomeadamente Lisboa, Almada, Coimbra, Braga e Porto).
Tendo por base a vontade de criar um evento nacional que permitisse a movimentação de poetas/slammers a nível nacional e internacional, a plataforma foi então criada em articulação com as várias organizações do país e realizou o seu primeiro evento nacional em Junho de 2014, no LX Factory.
Deste então, ao longo de cada ano, o Portugal SLAM trabalha próximo das comunidades locais através dos coletivos que organizam os seus eventos com fim a eleger os seus representantes para o evento nacional. Para além disto, a plataforma trabalha e colabora também no circuito internacional
(EPSP – European Poetry Slam Platform, SlamCubator Lab, WPSO – World Poetry Slam Organisation, Ligue Slam de France).
Ao longo de cada ano também atua através de workshops, oficinas e eventos em escolas, bibliotecas municipais e espaços culturais de Norte a Sul do país, cimentando a prática do Poetry Slam não só enquanto forma de expressão, mas também enquanto ferramenta pedagógica e de integração social.
