—
Workshop “Da Escrita Criativa ao Poetry Slam”
15h00 – 19h00 | entrada: 25€ (inscrições aqui)
Dois formadores. Duas fases. Um único objetivo.
Se a palavra “slam” o intriga e gostava de saber mais e experimentar este novo veículo para dar voz às palavras, este é o momento. 1, 2, 3 SLAM!
Os participantes serão acompanhados por dois formadores: através de exercícios de escrita criativa, Cristina Borges fará nascer os textos que cada um tem cá dentro e Mick Mengucci, ficará encarregue de nos ensinar a “slama-los”.
Descrição
Para ser slammer é preciso ter um texto próprio e saber dizê-lo em público. Sem pretender ensinar a ser ator ou escritor, neste workshop serão facilitadas as linhas-guia, os exemplos e os truques desta nova forma de expressão.
O objetivo passa por: elaborar um texto próprio, cativante em termos sonoros e expressivos; desenvolver a performance das palavras e experimentar a exposição em palco.
Por isso, se tem um texto atravessado na garganta, dê-lhe voz. Vamos procurar, experimentar e escolher palavras, sons e tons. Com ritmo, risco, rima ou sem rima e algum riso também. E depois do texto escrito, passamos à dita, ao Slam, à Spoken Word e dizemos em voz alta o que escrevemos.
Uma semana mais tarde, no dia 28 de junho, quem quiser, poderá dar o corpo ao manifesto e juntar-se, sempre com o apoio prévio dos formadores, às performances do Portugal SLAM. Este workshop será desenvolvido por dois profissionais em simultâneo: Cristina Borges, formadora dos cursos de Poesia da escrever escrever e Mick Mengucci, slam poet, co-fundador do Poetry Slam Lisboa e do LabIO – Laboratório de Interacção e Oralidade.
Sobre Cristina Borges
Cristina Borges licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa em 1988 e fez o primeiro curso de Jornalistas de Rádio da TSF. Também estudou línguas, teatro e escrita criativa.
Foi copywriter durante cerca de 15 anos em agências de publicidade e continuou depois como freelancer.
Deu aulas práticas de publicidade, organizou uma campanha para os direitos da crianças, colaborou com os Movimentos Perpétuos para Carlos Paredes, escreveu histórias infantis e mostra tudo online em cristinaportfolio.blogspot.com.
Sobre Mick Mengucci
Nasceu em Rimini, Itália, em 1969, de pai italiano e mãe sueca. Músico, compositor, locutor de radio, performer e engenheiro, reuniu as suas experiências de vida em viagens e mistura-as com a sua música, a poesia e a arte. Em 2007 lança seu primeiro álbum de originais com a banda «Misturapura». Poeticamente, além de escrever as letras das suas músicas, praticou slam em Paris, em 2008 onde trabalhou com a associação Café Culturelle. Foi organizador, apresentador e fomentador dos eventos Poetry Slam Lisboa e atualmente dedica-se à investigação na interação entre artes e tecnologia com o laboratório de interação e oralidade LabIO. Acredita na mistura de fontes artísticas para sua recíproca inspiração, e na arte como veículo de mensagem de pacificação e de tomada de consciência.
