1 Generalidades
Criado em 2014, o Portugal SLAM é uma plataforma nacional dedicada à divulgação e à prática do Poetry Slam, uma modalidade performativa de poesia, sob a forma de uma competição. A plataforma é gerida e promovida por representantes de diversos coletivos e associações dinamizadores deste tipo de evento por todo o país.
Para além do apoio aos campeonatos locais e ao Festival Nacional, o Portugal SLAM trabalha, ao longo do ano, próximo das comunidades de base, bem como em escolas, bibliotecas e espaços culturais. A plataforma organiza workshops e atividades literárias diversas, promovendo o Poetry Slam enquanto ferramenta pedagógica e de integração social.
2 Membros da plataforma Portugal SLAM
Fazem parte da plataforma todas as organizações locais ativas no presente ano, ou seja, com organização e representante local no Festival Nacional.
A integração de novos coletivos ou associações no Portugal SLAM faz-se com a presença dos mesmos em reunião da plataforma, apresentando aos seus integrantes um plano de ação anual baseado na realização de atividades literárias do universo do Poetry Slam e, concretamente, a organização de, no mínimo, duas eliminatórias + um evento final a fim de eleger um representante para a final nacional.
3 Organização da plataforma Portugal SLAM
O Portugal SLAM organiza-se, de forma democrática e horizontal, a partir da eleição de uma Coordenação formada por dois a quatro representantes dos seus diversos integrantes, eleitos pelo tempo mínimo de um ano, e no máximo 4 anos, em reunião da plataforma.
3.1 Eleição da Coordenação.
Para a eleição da coordenação é criada uma recolha de propostas que obedecem a critérios chave (nº mínimo de pessoas, proposta de coordenação com atividades anuais, ambições e objetivos), que vão posteriormente a votação (ver ponto 4.)
4 Reuniões do Portugal SLAM
As reuniões do Portugal SLAM inclui elementos dos diversos coletivos e associações ativos no presente ano que integram a plataforma. Nestas reuniões são tomadas as decisões sobre posicionamentos oficiais do Portugal SLAM, a escolha da cidade-sede e validação do calendário do Festival Nacional, a aprovação de entrada para novas organizações na plataforma, assim como a eleição, o apoio e a fiscalização sobre a gestão da Coordenação, podendo inclusive dissolver a mesma a partir de novas eleições, caso haja motivos extraordinários. Também cabe à plataforma, nestas reuniões, a atualização do presente Estatuto, quando houver necessidade.
O quórum do plenário é composto por um mínimo de dois terços dos representantes locais, sendo que cada colectivo ou associação tem direito a um voto (exemplo: Poetry Slam Leiria, 1 voto, Poetry Slam Porto, 1 voto) e as votações são aprovadas por maioria simples do quórum.
5 Festival Nacional
Nomeia-se por (número da edição) Portugal Slam: Festival de Poesia e Performance, o Festival que engloba a final nacional de Poetry Slam. A escolha da cidade-sede é anualmente rotativa.
O vencedor será o representante do país em festivais internacionais, cabendo à plataforma a decisão de escolher outros representantes (consoante a classificação na final), visto ser vasta a oferta de eventos europeus, intercontinentais e mundiais. Entretanto, a Coordenação não se responsabiliza pelo custeio das deslocações ao estrangeiro.
Critérios para realização/participação do Festival Nacional:
– É necessária a co-organização com outra associação registada, para que sejam possíveis candidaturas a apoios institucionais e governamentais (ex: DGARTES, Municípios, Mecenatos, etc)
– Cabe à coordenação gerir as candidaturas a diversos apoios, por forma a garantir a realização do evento nacional com os mínimos de produção.
– Os mínimos de produção a garantir por qualquer localidade/co-organização que acolhe o evento nacional, são: custos de estadia e alimentação durante o dia/noite da final nacional para cada finalista que vai competir.
– Cabe à coordenação a decisão de não realizar o evento nacional caso não seja possível garantir os custos mínimos.
– No caso de haver orçamento reduzido, dá-se prioridade às localidades geograficamente mais afastadas da localidade onde se irá realizar o evento nacional.
– Só são aceites finalistas de eventos locais que realizam o nº de eventos mínimo.
– Cabe a cada evento local realizar as suas eliminatórias da forma que entender, isto é, criar novas dinâmicas, novos formatos, mudar o estilo de pontuação pelo público, etc. A única ressalva é que as regras do evento nacional serão as regras tradicionais do formato Poetry Slam.
– A mesma pessoa/poeta não pode representar mais de um slam local na Final Nacional.
– Um coletivo local é considerado inativo após 2 anos sem atividade. Para voltar a participar no evento nacional e na rede, terá de enviar email ao Portugal SLAM a informar a sua reativação.
6 Regras Gerais para eventos de Poetry Slam
- A idade mínima para participação é de 18 anos (à exceção de formato escolar);
- Os participantes têm que apresentar textos de autoria própria;
- Não podem ser utilizados adereços ou objetos (sonoros e luminosos), nem qualquer tipo de disfarce;
- O tempo atribuído a cada intervenção é de 3 minutos (com 10 segundos de tolerância, e a cada 10 segundo mais o participante é penalizado com -0,5 na pontuação);
- As notas devem ser sempre exibidas, exceto na ronda final em que o júri “guarda” as pontuações para dar na final das duas performances;
- O júri é escolhido no público. O objectivo é oferecer ao público a possibilidade de escolher os poetas que querem ver a passar às rondas seguintes;
- As pontuações serão dadas por 5 júris, e cada pontuação tem uma escala de 0 a 10 pontos mais duas casas decimais (ex: 8,49, 7,35, etc);
- As pontuações não são acumulativas por ronda, salvo o critério de desempate da ronda final;
- Caso o empate seja em ronda preliminar, passam ambos os participantes para a ronda seguinte.
- Caso o empate seja numa ronda final num evento local, cabe aos MCs e organizações locais de decidir o desempate: soma de pontos, repetição de ronda, ou perguntar ao público qual a sua preferência.
- Caso o empate seja numa ronda final, no evento nacional, cabe aos MCs e organização convocar membros da comissão (decididos em antecedência) e escolher no momento a forma de desempate: soma de pontos, repetição de ronda, ou perguntar ao público qual a sua preferência.
- Para os eventos virtuais, as regras acima expostas se mantêm, para além de serem permitidos a utilização de luz, microfone e câmera. Serão considerados recursos quaisquer elementos no cenário que interfiram no sentido das leituras.
- Para vídeos pré-gravados, cada edição deve ser enviada em um só take, preservando a naturalidade da apresentação.
- Evento “Slam Masters”: este evento destina-se exclusivamente a organizadores de eventos de Poetry Slam, enquanto iniciativa do plano de atividades do Portugal SLAM. Não são aceites outros representantes que não façam parte ativa das organizações locais, para os Slam Masters.
- A plataforma Portugal SLAM reserva-se ao direito da desclassificação imediata do participante que não respeite qualquer uma das regras estipuladas.
